14 de janeiro de 2016

Kora Araújo - Percepção

Kora Araújo, colunista do blog Mix Gospel Ceará


O Dicionário Aurélio define percepção como “ato ou efeito de perceber”. No Priberam encontramos essa mesma definição e ainda o acréscimo de que perceber significa “receber impressão por algum dos sentidos”. Outra definição interessante é a do Dicionário Informal, dizendo que percepção é “a maneira como nós vemos, julgamos, conceituamos, qualificamos as coisas no mundo e em nós mesmos”.  E é sobre isso, a percepção, que iremos nos ocupar nessa coluna.

A forma como recebemos mensagens por meio dos sentidos, seja a visão, olfato, paladar, audição ou tato, e como com base nessas mensagens interpretamos o mundo em nossa volta, define muito sobre quem somos. Define como vamos reagir aos estímulos externos, como os processaremos, e como aplicaremos os conceitos que deles extraímos. Sejam esses conceitos certos ou errados. Tudo parte da percepção, ou seja, de como percebemos o mundo, nós e os outros.

Baseado nisso podemos entender desde como alguém se torna terrorista até como alguém se torna pacifista, se alguém acredita em Deus ou não, se prefere rock ou samba. E melhor, mergulhando nas percepções podemos entender como um mundo de coisas se constrói e se interliga em volta de nós.

Por isso vamos parar um pouco,
Para perceber.

“Os olhos são como luz para o corpo. Se os seus olhos [percepção] forem bons, haverá luz em todo seu corpo. Mas se os teus olhos forem maus, seu corpo estará em profunda escuridão espiritual. E como essa escuridão pode ser terrível!”


Mateus 6: 22,23

Um comentário:

Adailson N. Silva disse...

Muito bom texto, me levou a pensar e reafirmar um conceito que eu já antes carregava.
Tudo é puro para os puros. Contextualizando, se você é puro vai perceber a pureza das coisas e vai agir com pureza mediante a ela.
Gostei muito mesmo.